No processo de impressão offset o papel é o principal suporte de impressão. O papel pode possuir
diversos formatos, gramaturas e texturas, havendo uma grande variedade de papéis. A série A do padrão ISO 216 é o mais comum no que diz respeito a formatos de folhas de papel e é baseado na razão √2.
Como a razão entre a altura e a largura do papel são iguais à raiz quadrada de dois, quando por exemplo se unem duas folhas A4 obtém-se uma folha A3 com exatamente o dobro da área. Sendo assim, é possível imprimir uma folha A3 em uma folha A4 sem perda de proporção.
Partindo de uma folha A0, podemos dividi-la em duas folhas A1, que têm exatamente a metade da área, e assim segue até A10.
Como nosso processo offset trabalha com “folha inteira”, isso possibilita a impressão de até 64 folhas A7 em uma única folha A1, nosso maior formato.
Vale lembrar que a escala segue em ordem decrescente, e por isso é bom compreender que quanto menor o número ao lado do A, maior será o papel. Os formatos 2A0 e 4A0 são especiais e geralmente não muito utilizados.
***Lembre-se: o padrão ISO 216 não é o único a determinar formatos. O formato “Letter”, por exemplo, difere do formato A4. Para não errar o formato de seu pedido, use nossos gabaritos e evite transtornos e alterações na arte.